Cuidados para ter um pet no apartamento - Morar Construtora

Cuidados para ter um pet no apartamento

Se você é um ou uma amante dos animais e está considerando adotar um pet para aumentar a família e ter companhia em seu apartamento, esse post é para você! 

Ter um companheiro de quatro patas em seu lar pode, sim, ser uma experiência maravilhosa, desde que você esteja ciente dos cuidados necessários para garantir o bem-estar do seu amigo peludo.

Você sabe quais são eles? 

Por mais que o espaço seja limitado ou você more em um apê com quintal, você precisa se atentar a alguns detalhes e se planejar, além de financeiramente, quanto ao carinho e amor que estará disposto a dar para o novo membro da casa. 

Fora o fato de que ele, especialmente, quando filhote, pode também acabar causando alguns estragos, seja na estrutura da casa, seja pela convivência com outros pets e vizinhos. Já parou para pensar nisso? 

Sem mais delongas, vamos ao post de hoje! 

Veja os principais cuidados que você deve ter com um pet no apartamento!

Escolha e adaptação ao ambiente 

Os cuidados para ter um pet no apartamento não se restringem somente à existência dele depois que ele vai para o local. 

Isso porque até a escolha do pet que você quer adotar deve ser feita de forma consciente. 

Ao escolher um pet para o apartamento, você deve levar em consideração fatores como o tamanho do animal, suas necessidades de exercício e comportamento. 

Animais menores, como cães de porte pequeno e gatos, geralmente se adaptam melhor a espaços compactos. Já os maiores, como cães de médio e principalmente grande porte, podem ficar muito bem em apartamentos com quintal. 

Antes de adotar, você deve considerar também a disposição do animal – alguns são mais ativos, enquanto outros são mais tranquilos.

Além disso tudo, a adaptação do pet ao apartamento é de extrema importância para que ele fique bem nele, e deve ser feita gradualmente. 

Vale criar um espaço confortável para o bichano, com uma cama ou almofada, comedouro, bebedouro e brinquedos. Permita que ele explore o ambiente aos poucos, em momentos supervisionados por você ou outro responsável.

Leia também: Apartamentos térreos possibilitam espaço para pets e plantas

Pet com saúde é pet que não causa problemas

Pouca gente sabe, mas muitos problemas de convivência causados por pets, por exemplo, se devem à falta de saúde.

Por exemplo, um cachorro que late muito dentro de casa. Ele pode fazer isso por inúmeros motivos, mas um dos mais comuns é a energia acumulada por não sair muito de dentro do apartamento.

Outro motivo pode ser, ainda, algum problema de saúde, que o animalzinho está tentando “comunicar”. 

Por isso, certifique-se sempre de que seu pet esteja com todas as vacinas e vermifugações em dia. 

Agende consultas regulares ao veterinário para exames de rotina e prevenção de doenças, e mantenha um controle eficaz contra pulgas, carrapatos e outros parasitas, usando produtos recomendados pelo veterinário. 

Dessa forma, a chance do seu pet causar problemas no condomínio é mínima! 

Ah! Não se esqueça de manter o apartamento limpo e higiênico para o seu pet, viu? 

Assim, você também evita reclamações quanto a, por exemplo, o mau cheiro e odor próprios da falta de higiene. 

Se possível, tenha uma área voltada para as necessidades do animal, como tapete higiênico ou caixa de areia, e limpe-a regularmente para evitar odores e sujeira acumulada. 

Tem gente que mora em apartamento com quintal que gosta também de ter essa área nele mesmo!

Preze pela boa convivência com os vizinhos

Cada condomínio possui as suas próprias regras em relação a animais de estimação e você deve respeitá-las integralmente.

Por isso, além de tentar evitar os latidos excessivos em seu apê, mantenha seu pet sob controle em áreas comuns, como elevadores e corredores, usando guias e coleiras adequadas. 

Alguns imóveis contam, inclusive, com um lugar chamado pet place, ou seja, um lugar pet friendly, com área própria para os pets ou que os aceitam. Por lá, aí sim, talvez as guias e coleiras sejam dispensadas. 

O pet place também contribui para que o seu filho de quatro patas possa brincar, se exercitar e estar ao ar livre por alguns momentos do dia, além de interagir com outros animais com segurança e sem risco de se machucar.

A Morar já conta com opções de apartamentos em condomínios-clube que contam com essa tendência, como o Vista de Bicanga, e todos os novos também irão oferecer essa opção, que ajuda, ainda, nos adestramentos. 

Em um pet place, você pode, por exemplo, ensinar o seu pet a fazer as necessidades no local apropriado (lembre sempre do saquinho de lixo!), a obedecer comandos básicos e a se comportar de forma adequada. 

Vale o uso de técnicas de reforço positivo, como recompensas e elogios, para incentivar bons comportamentos, estabelecendo uma rotina consistente para o seu pet e que o ajudará a mantê-lo calmo e disciplinado dentro do condomínio. 

Continue no assunto: O que é pet place? Conheça a nova tendência dos condomínios residenciais

Não é fácil cuidar de pet: mas compensa!

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), são mais de 130 milhões de pets em todo o Brasil, sendo os principais cães, gatos, peixes e aves. 

O protagonismo dos pets nas famílias fez aumentar também os cuidados com o bem-estar desses companheiros tão especiais, até mesmo em condomínios como o da Morar, como vimos ao longo deste conteúdo.

Sim, sabemos que ter um pet no apartamento requer compromisso, tempo e dedicação. 

Entretanto, quando isso é feito corretamente, traz uma alegria incomparável e uma conexão duradoura entre você e seu amiguinho. 

Apesar das dicas que demos por aqui, tenha em mente também que cada pet é único, e é importante adaptar esses cuidados às necessidades específicas do seu animal. 

Observe seu pet e esteja atento ou atenta às suas necessidades individuais, garantindo que ele tenha uma vida saudável, feliz e harmoniosa no ambiente do apartamento (e também fora dele).

No mais, prepare-se para muitos momentos de afeto, companheirismo, amor e carinho em família!

Fale agora mesmo com um de nossos corretores e garanta apartamentos térreos e com mais espaço para o seu pet!

Atendimento onlineAtendimento online